quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

10 - Nossa Torcida, Essa É A Tua Gente (texto produzido)

Esse texto abaixo eu escrevi no final de 2006, quando o Movimento Legião Tricolor estava começando. Éramos ainda poucos, não tínhamos localização exata, discutia-se isso no orkut, inclusive. Mas a direção estava tomada, e apontando para o lado certo. Mas vale a pena reproduzir as minhas palavras, pra quem ainda não registrou, pois foi postada na época no site torcidatricolor, do amigo Beto Meyer. Os anos de 2007 e 2008 não me decepcionaram na avaliação. Rumo a 2009!!!
Marcelo Pitanga








Já estava ficando cansado de concordar com muita gente que dizia que a Torcida do Fluminense, apesar de ser indiscutivelmente a mais bonita, era a que menos empurrava o time. Minha memória não me traía. Em tempos recentes, lembrava apenas daquela final inesquecível contra o Volta Redonda. Mais de um ano atrás. O gol de empate, o da virada e o do título não teriam saído sem o apoio da torcida tricolor naquela tarde que nos deu nosso trigésimo título estadual. Mas havia sido um espasmo, eu no fundo sabia. Como foi quando o Papa João Paulo II faleceu e enfiamos quatro no Flamengo. Nossa torcida estava quieta fazia tempos, não era mais a mesma dos tempos de agruras do fim do século passado. Muito menos dos tempos de glória de Assis, Washington, Romerito e cia, ou do gol de barriga do Renato Gaucho. Nossa torcida estava calada, como um aluno em prova final. Talvez acomodada pela tv a cabo. Estava sem emoção, movidas aos gritos eventuais de socorro a João de Deus, ao nosso belo Hino, e um “nense” aqui e outro ali. Não era a minha torcida, nem a de nenhum de nós.
Nesse Brasileiro esperávamos ao menos conseguir a tão difícil vaga para a Taça Libertadores, que nos fugiu de maneira impiedosa no ano anterior. Mas após a Copa do Mundo, no recomeço do campeonato, vimos que o pior estaria talvez por vir. E a torcida foi se calando mais e mais. Como se houvesse graduação para o silêncio.
E fracasso após fracasso, eu também me calei. Mesmo que por pouco tempo. A ameaça de um novo rebaixamento me trouxe de volta. Não propriamente aos jogos, pois continuava indo ao Maracanã com freqüência. Mas de volta ao meu lugar preferido. Troquei as cadeiras especiais pelas arquibancadas. Queria ajudar o meu Fluminense de alguma forma.
Foi quando o Bolt, um amigo conhecido de muitos, me chamou para ficar junto a uns caras que tinham combinado de ficar em grupo e cantar o jogo inteiro. Sem parar. Gostei da idéia, e fui lá pra conferir. No fundo achava que não daria em nada. Já era o jogo com a Ponte Preta, nosso adversário direto contra o temido rebaixamento. Espero nas arquibancadas amarelas. Eis que de repente surge uma turminha, chegam outros e com uma energia bem interessante, vem cantando uma nova música. Finalmente meus ouvidos ouviam uma nova música! “ Aonde for...Sempre estaremos...Por toda vida...É o que mais quero...Essa torcida...Essa é tua gente... A que te segue...E te empurra sempre...” e no fim dos versos o coro ganhava ainda mais força e ritmo com o “TRICOLOR TRICOLOR TRICOLOR TRICOLOR”. Aquela alegria, aquela animação, o lema que estava sendo proposto, me contagiou. Quando percebi já estava junto. Apesar do ridículo primeiro tempo daquele jogo, o grupo não parava de cantar. No intervalo fomos acompanhar o ataque do outro lado das arquibancadas, e o pessoal foi cantando sem parar, contagiando também outros torcedores pelo caminho. “Aonde for, nós estaremos”. Eu definitivamente estava revendo meus conceitos. Nossa torcida estava acordando. Perguntei a um deles se o movimento estava na internet, e recebi como resposta um “está no orkut, procure por Legião Tricolor, mas olhe, não é torcida organizada”. Foi o que eu fiz. E estou fazendo. Esse movimento, que prega um apoio incondicionado ao Fluminense, sem direito a vaiar jogador e sem fazer apologia a brigas entre torcidas, estava lá, na época com já com uns 700 membros. Legião Tricolor esse era o nome da Comunidade. Apenas para constar, pois o objetivo principal era torcer pelo Fluminense.
O movimento, então, ganhou força para o jogo seguinte contra o Cruzeiro. E muita força. A torcida tricolor, inteira, deu um show naquele domingo, empurrou o time, e a vitória nos deu uma esperança de dias melhores. Como eu havia dito, eu estava revendo meus conceitos. E estava feliz por isso.
Acredito que a Legião, hoje com mais de 1000 membros no orkut, vá ser protagonista para fazer de nossa torcida uma torcida novamente forte, oxigenar as arquibancadas tricolores. O ano que vem dirá se eu estou certo ou errado nessa avaliação. Mas não tenho o menor medo de estar falando bobagem. Pois como eles estavam cantando quando os conheci “essa torcida, essa é tua gente”.

Saudações Tricolores Sempre
Pitanga


Nenhum comentário: